segunda-feira, fevereiro 12, 2007

personagem*: A mulher risonha

Entre piadas e casos com os quais você chega a se identificar e rir muito estão lá, querendo uma porção de sua atenção, as gargalhadas histéricas da senhora da cadeira de trás.

Inauguro a descrição de ilustres personagens do cotidiano com um tipo bem conhecido de quem costuma ir ao teatro. A senhora risonha.

Não sei é obra da famosa ironia do destino, se faz parte do espetáculo ou se é uma pegadinha de televisão, mas ocorre que é tão constante a presença de tal indivíduo, que se começa até a duvidar do acaso que rege a compra de ingressos de cadeiras numeradas.

Infelizmente não se trata de uma caricatura percebida a primeira vista e sim a primeira piada, o que faz com que o tempo que você possui para trocar de lugar, como faz no cinema ao tratar logo de ficar longe de grupos possivelmente barulhentos, inexista.

Para ela não há meio termo, ou a piada é engraçadíssima, ou a piada é engraçadíssima. O simples fato de a luz da platéia apagar já pode ser um fato hilário.

Bom, tudo bem se a pessoa é tão feliz a ponto de fazer com que você fique na dúvida se ri dela ou do ator, mas o real problema encontra-se no exato instante em que se percebe que aquela simpática e sorridente senhora, além de ser extremamente feliz por natureza, já tenha visto o espetáculo antes. O forte indício: ela conta o fim da piada antes que ela seja dita por aquele de você espera o fim da piada ser contado.Pois bem, diante desta situação praticamente não há o que fazer. Apenas pensar em algum lado bom provável...Quem sabe ela não está lá justamente para garantir sua alegria no caso de a peça ser um fracasso?











peça em questão*: "Recital de humor", de Sérgio Rabello [bom]
imagem*: ela era mais ou menos assim

2 comentários:

Carlos disse...

Elas estão por toda parte! rs
Também tenho lá minhas dúvidas... No mínimo elas fazem parte do espetáculo (algo entre a maquiadora e a atriz heheh)

adc disse...

Descobri que aqui há um link para o meu blog (Poemas Desarrumados)e fiquei super-feliz! Obrigado.
Gostei da caracterização da mulher risonha que faz parte do público.
Deixo uma sugestão de caracterização do espectador que tosse em todos os espectáculos...
;)

Bjs

adc